quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aos mestres, com carinho



Num dos poemas que mais amo no mundo inteiro, Cummings disse "honra o passado, mas acolhe o futuro". Acho que esse é um meio-termo bastante aceitável, quando nos deparamos com grandes mudanças.

Acolher o futuro requer coragem. Caminhar para aquilo que não se conhece é um desafio para qualquer pessoa, porque temos ideias pré-concebidas do que enfrentaremos; assim como temos as histórias e experiências de outras pessoas para pensarmos a respeito. Quando o poeta falava sobre acolher, acredito que ele tinha em mente algo maior que simplesmente aceitar por não ter alternativa. Não! Acolher é permitir que o futuro chegue, sem crivá-lo de perguntas constrangedoras; é conhecê-lo aos poucos e não apenas suportá-lo como um hospede incômodo. Acolher é ser gentil, baixar a guarda e permitir que o futuro seja tão bom quanto possa ser. Isso exige muito de nós.

Para acolher o futuro precisamos de desapego, bom-humor, esperança e maturidade. É necessário serenidade para não ver um gigante em cada moinho por que passamos. E principalmente, precisamos acreditar no bem que virá. Acolher o futuro é, antes de mais nada, um exercício de fé.

Honrar o passado é exercício de gratidão. É uma maneira bonita de reconhecer o bem que recebemos; um jeito bacana de dizer "muito obrigada pelas lições". Honrar o passado não é fazer dele um lugar cor de rosa, nem desconsiderar as lições que doeram. Pelo contrário; honra seu passado aquele que ergue a cabeça, permite um sorriso aos lábios e vai em direção ao futuro, certo de ter consigo as ferramentas necessárias para bem viver.

É assim que me sinto: no momento exato para dizer que sim, sou muito grata por tudo o que aprendi e pelos tesouros que adquiri em termos de conhecimento, amizades e de valores humanos.

Deixo aqui registrada a minha gratidão a cada uma das pessoas por quem passei nesses últimos anos. Aprendi com cada um de vocês coisas que nenhum livro poderia ensinar.

Acolho o futuro que virá e prometo me esforçar para agir, trabalhar e viver bonito. Porque acredito firmemente que quem faz o melhor no futuro demonstra para sempre genuína gratidão ao passado.

Muito obrigada, de coração.
Beijos
Fê Coelho

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...